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Abel Tena
Artigo atualizado em segunda-feira, 19 de abril de 2021
Ainda que haja quem pense nos capacetes de moto como um objeto capaz de nos salvar de uma multa, a verdade é que são absolutamente essenciais para a nossa segurança na estrada.
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Mas atenção: usar capacete não é suficiente. Não se trata de estar na moda ou usar o item mais original ou colecionável na cabeça.
É, e não é brincadeira, um salva-vidas. E o capacete deve atender a uma série de requisitos para ser o mais seguro possível e nos proteger da melhor maneira possível.
Afinal, todo motociclista reconhece que dá tanta importância à motocicleta e sua manutenção quanto ao capacete e demais elementos que a protegem de possíveis golpes.
A seguir, explicaremos quais são os requisitos a serem levados em consideração na hora de comprar um bom capacete para moto. Mesmo se anteciparmos que nosso favorito indiscutível é o Sólido Scorpion Exo 1400 Carbon Air por suas excelentes características de alta qualidade a um preço muito razoável para este tipo de capacete. .
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Comprar agora Preços com IVA sem transporte. Última atualização em 30/01/2023 às 14:20 Conselho de Segurança .
Antes de começarmos, é importante dar algumas orientações básicas de segurança:
- A primeira coisa que precisamos garantir é que o capacete possui a etiqueta de homologação de acordo com os regulamentos europeus. Se não, isso não é uma opção para nós. Além disso, se você não tiver, não só poderíamos levar uma multa, que é o mínimo, como não teríamos um mínimo garantido de segurança. Em outras palavras: teremos dinheiro jogado fora.
- Se quisermos ter a certeza de que o capacete está em bom estado, devemos sempre evitar comprá-lo em segunda mão. O preço pode ser atrativo, mas ninguém pode garantir que esteja em perfeitas condições.
- Se o capacete for atingido, temos que trocá-lo imediatamente, mesmo que pareça adequado. Não estamos nos referindo a bater 30 cm do chão. Mas barulhento. E, claro, se tivermos um acidente na estrada, iremos alterá-lo automaticamente.
- Se quisermos limpar o capacete, é aconselhável fazê-lo apenas com água e sabão para proteger os materiais. E, embora seja algo que muitos fazem, não precisamos pintar o capacete ou colocar elementos decorativos como adesivos.
Chaves para comprar um capacete de motocicleta tipos de capacete
Existem vários tipos de capacetes, mas nem todos funcionam na rua e na cidade:
capacete completo
É o mais utilizado, pois cobre toda a cabeça e o queixo em uma peça fixa.
Eles também incluem um escudo, para cobrir toda a cabeça. Isso sim, mesmo que sejam bem ventilados, o calor é afetado no verão.
Capacete modular ou flip up
São semelhantes aos integrais mas o protetor de queixo não é fixo, podendo ser aberto para expor o queixo.
Se esta parte for removível, ela é chamada de capacete modular. Se for móvel, mas não puder ser removido, será chamado de dobrável.
Porém, em uma das duas versões, este modelo só é recomendado na cidade e em baixas velocidades porque, em caso de um bom impacto, podem abrir e não são tão seguros.
Se quisermos andar com este tipo de capacete com a proteção do queixo aberta, ele deve ter uma dupla homologação ou certificação P/J.
capacete a jato
Também ouviremos falar dele como “tipo calimero”. Eles não têm proteção para o queixo e, às vezes, não incluem tela. Portanto, são os menos seguros em caso de queda. Eles só devem ser usados na cidade em baixas velocidades. Mas eu não o recomendaria ao meu melhor amigo, não importa o quão bem ele se adapte.
O fechamento do capacete
Entre as variáveis que farão com que um capacete nos proporcione mais ou menos segurança, está também o sistema de fecho do capacete:
Com anel duplo ou duplo D: É a opção mais segura pois não sofre o desgaste dos demais fechos. Seu sistema, em que a alça é passada por duas argolas e ajusta o encaixe na cabeça, dificulta a abertura. Em geral, este será o fechamento padrão em capacetes de última geração.
Fechar rapidamente: Funciona com fecho mecânico, através de mola, que faz um clique quando se unem. São confortáveis mas correm o risco de quebrar e abrir por isso não é a melhor opção. Portanto, geralmente o encontramos nas faixas mais baixas.
fechamento micrométrico: Funciona com uma tira de plástico. Embora eficaz, não é tão seguro quanto o anel duplo. Geralmente está nas faixas intermediárias e, às vezes, nas faixas altas também.
materiais do casco
Como regra geral, o material encarecerá o capacete e não contribuirá tanto para a segurança, pois a maioria dos capacetes possui uma mistura de materiais para garantir sua dureza externa.
Esse material projetado para absorver o impacto de uma queda e reduzir o impacto é chamado de concha. É composto por vários materiais e camadas que podem afetar a segurança que o capacete nos oferece.
Os materiais mais comuns que encontraremos são:
policarbonato: É uma resina termoplástica que absorve muito bem os choques. É o mais barato já que, para sua fabricação, o plástico é simplesmente injetado em um molde. Eles são seguros, desde que nos certifiquemos de trocá-los a cada 5 anos. A partir desse momento, é possível que percam bens e não nos protejam como pensamos.
Fibra de vidro: É duro e absorve muito bem os choques. É típico da faixa intermediária por sua boa relação custo / benefício.
kevlar: É o material que melhor tolera o atrito. Geralmente é misturado com outros materiais para melhorar sua resistência.
Tricomposto: É uma mistura de fibra de vidro, carbono e aramida. Os capacetes feitos com este material são mais caros que os anteriores, mas muito mais resistentes.
Fibra de carbono: É o material mais leve e resistente. No entanto, mesmo que o capacete não pese nada, pagaremos caro por ele, pois é o material preferido para capacetes de última geração.
A parte interna do capacete
É importante que o capacete seja hipoalergênico e antibacteriano, pois vamos usá-lo por muitas horas. E por isso é aconselhável poder desmontar o interior para poder lavá-lo de vez em quando.
Além disso, é importante que seja feito de um material respirável, bem como equipado com ventilação. Um capacete ventilado será capaz de renovar o ar interno enquanto mantém a cabeça fresca.
Capacetes modulares, flip-up ou full-face que cobrem toda a cabeça devem ter esse recurso.
Mas sim, lembre-se de que quanto maior a ventilação, maior o ruído, então você precisa encontrar um bom equilíbrio. Como regra geral, os capacetes integrais são os melhores isolantes de ruído.
O design e a aerodinâmica do capacete
Isso só é importante se pretendemos levar a moto na estrada, onde se atingem boas velocidades.
Se for esse o caso, queremos um capacete que não ofereça resistência ao ar que vem em nossa direção. E alertamos que se não tiver uma boa aerodinâmica é possível que se mexa um pouco ou que nos dê a sensação de que a cabeça vai para trás, causando desconforto no pescoço.
Escolhendo o tamanho correto do capacete
Por último, mas não menos importante, precisamos ter certeza de que o tamanho que compramos está correto.
Para isso, mediremos o perímetro de nossa cabeça na altura da testa, acima das sobrancelhas. Com esta informação, iremos ao guia de tamanhos do capacete que escolhemos.
Mas cuidado! Se o capacete se move quando você o usa, cai em seus olhos ou reduz sua visão de alguma forma, deixa marcas de pressão em seu rosto mesmo se você usá-lo por um curto período de tempo, ou você não se sente confortável com ele… É provavelmente não é a sua dimensão! !
Se usarmos óculos, temos que experimentar o capacete com eles. Se os óculos nos pressionam, não sabemos escolher bem o nosso tamanho. O capacete – com ou sem óculos – deve ficar bem ajustado, evitando que se mova quando viramos a cabeça, mas deixando algum espaço para não esmagar os óculos contra o rosto.
Scorpion EXO-1400 Carbon Air Solid: recursos de ponta a um preço muito razoável
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Scorpion é uma das nossas marcas favoritas de capacetes para motociclistas devido ao seu bom equilíbrio entre qualidade, desempenho e preço. Claro, todos os seus modelos têm homologação europeia (ECE 22.05) o que também permite a sua utilização em Espanha.
Este modelo em particular é muito legal, pois existem poucos capacetes no mercado feitos de fibra de carbono por esse preço. Além de materiais excepcionais, possui três tamanhos de casco para conseguir o melhor ajuste na cabeça.
Quanto ao fecho, ele possui um fecho duplo de titânio. É o mais seguro que podemos ter, típico das faixas altas do mundo dos capacetes para motociclistas.
Estamos falando de um capacete integral que se destaca pela leveza e por um sistema de ventilação de muito sucesso que permite que a cabeça fique fresca e sem umidade devido ao calor. Possui várias aberturas e aberturas, todas facilmente ajustáveis, mesmo com luvas.
No interior encontramos o enchimento Kwikwick3®. Um estofamento hipoalergênico que absorve a umidade com extraordinária rapidez, aumentando a sensação de frescor interno.
É um material muito confortável, macio e elástico. Além disso, podemos desmontar todo o material interno e lavá-lo sempre que precisarmos, tornando-o um capacete confortável, fresco e muito higiênico.
Um detalhe que gostamos neste modelo é que o preenchimento lateral é otimizado para usuários que precisam usar óculos.
E um dos pontos fortes da marca é que na maioria dos seus modelos (como neste caso) instala o sistema Airfit. Consiste em um sistema que permite inflar e desinflar o enchimento interno e adaptar melhor o capacete à sua cabeça. Só encontraremos este extra nos capacetes Scorpion Exo.
Claro, alertamos que esse sistema de inflação ou se apaixona ou não gosta de nada. Depende de cada um e você tem que experimentar. Mas o que podemos dizer é que é muito legal e a sensação de proteção é muito maior. Também ajuda a reduzir o nível de ruído.
Possui viseira solar interna e está equipado com uma segunda tela escura, que permite adicionar o Pinlock que atua como uma função antiembaçamento de forma muito eficaz.
O Pinlock evita que o ar interno se condense, mesmo quando há diferenças drásticas de temperatura entre o interior e o exterior do capacete. Além disso, este modelo possui um protetor de nariz para melhorar a função antiembaçamento.
A tela tem um sistema de bloqueio. É uma alavanca de três posições para trancá-la fechada ou entreaberta.
Também se destaca por ser muito silencioso mesmo em altas velocidades. Isso se deve ao preenchimento disponível e ao ‘cubrebarbilla’, que contribui para a redução do ruído interno.
Além disso, é uma das marcas preferidas não só pela sua boa relação qualidade/preço, mas também pela sua estética refinada com um certo toque desportivo. São capacetes leves e altamente adaptáveis a todos os tipos de tamanhos e cabeças graças aos seus sistemas inovadores.
Shoei NEOTEC 2: A referência em capacetes modulares
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Shoei é uma das grandes marcas de capacetes para motociclistas. É uma empresa de longa data que se destaca pela resistência de seus capacetes e durabilidade.
Mantém-se em perfeitas condições ao longo dos anos e apostar nesta marca costuma ser uma opção muito boa.
O Shoei Neotec 2 tornou-se um dos capacetes modulares de referência do mercado. É confortável e a qualidade do capacete é perceptível desde o momento em que o tocamos pela primeira vez.
Este modelo tem homologação ECE 22.05 (a europeia que deve ser absolutamente necessária em qualquer uma das nossas opções) e dupla homologação P/J (para poder usar o capacete sem a protecção de queixo).
Quanto aos seus materiais, é extraordinário: possui uma casca multifibra (fibra orgânica e outras fibras) que consegue absorver os impactos com notável rigidez. Possui 3 tamanhos de casca externa para que possa ser bem ajustado de acordo com o seu tamanho.
No seu interior tem acolchoamento na zona das orelhas para melhor reduzir o ruído do ar, tornando-o muito confortável para viagens longas. Todo o acolchoamento interno é removível para facilitar a lavagem.
Possui sistema de retenção micrométrico em aço inox. Embora gostemos mais da opção de anel duplo, é um fechamento bom e seguro. Muitos usuários acham mais confortável do que os outros dois.
A tela possui um sistema antiembaçante e antirrisco chamado Pinlock e possui proteção UV. É confortável de manusear mesmo com luvas.
Possui sistema de ventilação múltipla: na parte superior e no protetor de queixo para entrada de ar, e nas costas e pescoço para saída de ar. Em termos de ventilação, foi alcançado um grande avanço em relação ao modelo anterior da marca, que já era bastante bom.
Este capacete tem a opção de instalar o SENA SLR, que é o sistema de comunicação da marca totalmente integrado ao design do capacete. É fácil de instalar e podemos encontrar uma infinidade de tutoriais no YouTube para isso.
AGV K1 Soleluna: o polivalente para a cidade ou novos pilotos
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Se procuramos um capacete integral de entrada, um dos mais acessíveis, mas de uma grande marca, é o modelo AGV K1.
Embora seja um capacete mais acessível, as tecnologias usadas para criá-lo e projetá-lo o tornam uma ótima opção.
Quanto aos materiais, seu invólucro externo é confeccionado em resina termoplástica de alta resistência, destacando-se pela leveza. Possui 2 tamanhos de concha para um melhor ajuste em cada tamanho. O invólucro interno está disponível em 4 tamanhos e 4 densidades para melhor absorção de choque.
Quanto ao design, tem aquele formato para que se houver uma pancada, o impacto não se concentre na zona da clavícula. Além disso, possui boa aerodinâmica para que não seja barulhento ou incômodo em altas velocidades.
O sistema de ventilação chama a atenção, principalmente pela faixa de preço em que se encontra: possui entradas de ar no protetor de queixo e na parte superior, e entradas de ar no spoiler traseiro. A refrigeração interna que fornece é dez.
Além disso, o forro interno é antibacteriano e com sistema de absorção rápida da umidade. Podemos desmontar este estofamento para lavá-lo quando necessário.
A tela é clara e possui um sistema anti-riscos. Você também pode adicionar uma folha antiembaçante Pinlock. Além disso, a tela foi projetada para ser facilmente substituída sem ferramentas.
Distingue-se pelo fecho de fivela dupla, que normalmente não encontramos nesta faixa de preço.
HJC RPHA 70 Grandal MC-5SF: o faz-tudo
HJC Rpha 70 Grandal capacete de motocicleta .
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Se procuramos um capacete integral que nos sirva tanto para a cidade como para a autoestrada, podemos sempre contar com esta opção da HJC. Quer andemos de bicicleta para o trabalho ou façamos caminhadas, este capacete fará tudo. E, claro, tem aprovação europeia.
É um capacete feito de multifibra. A casca externa é um composto avançado de fibra de carbono e fibra de vidro híbrida e carbono.
Estes materiais tornam-no num capacete leve mas, ao mesmo tempo, muito resistente aos choques. Possui 3 tamanhos diferentes para poder se adaptar bem a cada tamanho.
Todo o acolchoamento, dentro e fora do capacete, pode ser removido para lavagem. Além disso, este modelo possui um sistema de remoção de emergência para o forro lateral.
Possui entrada e saída de ar na parte superior do capacete para garantir uma boa ventilação, além de entrada de ar no protetor de queixo. Existem duas aberturas na parte de trás para extrair a umidade e o ar quente.
Possui viseira de sol fumê integrada e tela com lente Pinlock antiembaçante e antirriscos. Além disso, possui um mecanismo para remover a tela sem ferramentas, de forma rápida e fácil.
E não é só: tem fecho de fivela dupla, foi concebido para ser usado com óculos, inclui protecção para o nariz e queixo, permite instalar o seu próprio sistema de comunicação, tem um bom isolamento… tem de tudo!
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Os melhores capacetes de moto para a estrada
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